2008-12-21

O SABER E O PODER

Quem, como o autor destas linhas, frequentou a catequese, ouviu, certamente, estas afirmações – aliás repetidas até à náusea: Deus é omnipotente, omnisciente e omnipresente. Bom, quanto a omnipresente, nada a objectar. Mas quanto a omnisciente E omnipotente, vamos devagar, que a coisa não é assim tão simples.

Uma das falácias mais empregue pelos crentes é a de que "a Deus nada é impossível". Faz-me lembrar outras falácias que fui ouvindo ao longo dos anos, do tipo "um polícia só não sabe aquilo que não quer" ou "eu só não levei para a cama as mulheres que eu não quis". Dizer que "a Deus nada é impossível" é tão falacioso como afirmar que Deus não pode criar um ser ainda mais poderoso.

Parece, pois, que a melhor forma de tentar resolver o problema é deixar os dogmatismos de lado e caminhar pela zona racional. A qual nos levará, inevitavelmente a esta conclusão: falando de Deus, e admitindo, por hipótese académica e absurda, que Deus existe, o poder e o saber são incompatíveis.

Vamos supor que Deus sabe que amanhã vai haver um terramoto. Não interessa onde, não é importante. Vai haver um terramoto, ponto final. Deus sabe isso, aliás, Deus sabe tudo. Será que Deus pode evitar esse terramoto? Qualquer crente que se preza afirmará, sem sombra de dúvida: "Claro que pode, se quiser. A Deus nada é impossível!" Peço desculpa, mas eu afirmo: não pode. Vejamos: Deus sabe que vai haver um terramoto. Para que o poder de omnisciência se justifique, o terramoto tem
de existir. Claro que Deus, todo-poderoso, pode evitar o terramoto, mas isso iria entrar em conflito com o seu saber. Naturalmente, apresenta-se-nos outra hipótese: Deus sabe que vai haver terramoto, mas vai evitar esse terramoto. Ah, pois… Mas então, teremos de alterar as premissas: o que Deus sabe é que iria haver um terramoto, que não haverá graças à intervenção divina. Por outras palavras: Deus sabe que, afinal, não haverá terramoto. Porque, repito, se Deus sabe que vai haver terramoto, é porque vai haver mesmo.

Deus queira que não…

2 comentários:

Daniel Martins disse...

Caro amigo escritor e leitor,o seu texto me trouxe bastante alegria em saber que ainda existe pessoas preocupadas com a razão e a fé, no entanto essas são apenas premissas que levam aquele que é o alfa(o principio)fugindo deo dogmatismo e das leis escravas das religião ainda sim não poderiamos sobrepor de modo algum a razão a fé,a razão á ética e a moral que são o que regem a cultura humana são extremamente falhas.Imagine que um pai de familia,desempregado á bastante tempo encontra-se em situação desesperadora e resolve como útima esperança assaltar uma farmácia pois a filha está muito mal,necessitando de remédios,o homem ao roubar não consegue escapar,pois há uma intervenção policial que acaba levando o óbito deste.A ética diz que eu tenho que pensar no que este homem está passando e ajuda-lo,no entantoi a moral diz que aquele que rouba e coloca uma vida em perigo deve pagar mesmo com a vida,em meio a tais decisões a razão apareçe e diz siga as leis,o veredicto foi dado a morte é a opção. foi justo tal veredicto?A razão humana é falha,sem dúvida não podemos nem comparar essa razão com a onipotência de Deus,quanto a falácia novamente afirmo não podemos jugar falácia aquilo que não podemos medir,a falácia é uma regra humana,Deus não se encaixa em regras ele quebra as regras como pode um Deus se render a regras de sua criatura?Um grande Abraço Daniel Martins Rodrigues.

José Gonçalves Cravinho disse...

Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote estou de acôrdo com José Moreira, pois se como ensina a Igreja se Deus é um Ser com todos os seus predicados num grau infinito,não pode ter necessidade do que quer que seja.Então porque criou o Mundo e depois dum bocado de barro fez Adão e duma costela dêste fez Eva? E depois de os colocar no Paraíso Terreal que era na Mesopotâmia (Iraque),como um Ditador tirano, proíbiu-os de comerem o fruto da àrvore da ciência do Bem e do Mal que era afinal uma macieira.Mas o Diabo disfarçado de serpente tentou Eva e ela comeu o fruto e deu-o a
Adão cometendo assim o primeiro pecado chamado original.Ora se Deus é infinitamente Sábio,sabia de antemão que êles que não pediram para serem criados,não cumpririam a
sua ordem e se Deus é o único Criador de tudo o que existe visível e invisível,então também criou o Diabo e o Inferno,o que está em contradição com a sua infinita perfeição.No meu fraco entender acho que um Deus tirano, déspota,vingativo,caprichoso,só pode ter sido criado pelo Homem à sua imagem e semelhança.