2009-03-08

O "DIA INTERNACIONAL DA MULHER"

Hoje, comemorou-se o Dia Internacional da Mulher. Que eu festejei, naturalmente. Aliás, esta coisa do dia internacional disto ou daquilo é um dia que eu festejo sempre. Foi um tique que me ficou dos tempos da caridadezinha salazarenta. E um dia não são dias.
Claro que o "dia Internacional da Mulher" não tem nada a ver com a tal caridadezinha. Nos tempos da outra senhora, as mulheres não tinham direitos. Com excepção naturalmente, dos direitos de: 1) estar sempre disponível para o marido; 2) levar porrada de vez em quando; 3) Ter sempre cerveja fresca no frigorífico; 4) Ter a comida sempre pronta a horas de o marido nunca chegar atrasado à taberna ou à partida de "sueca"; 5) etc, etc, etc, mas sempre neste sentido.
Mas os tempos mudaram; e hoje, a mulher tem, para além dos direitos já enumerados, mais o direito a votar. Foram grandes, as conquistas que a mulher alcançou ao longo dos tempos, desde o "25 de Abril". Hoje, essa coisa de o homem ser superior à mulher não passa de um sonho do passado. A mulher ganha, em geral, menos que o homem, mas a igualdade é uma conquista inalienável e irreversível (pelo menos para já). Leva tareia na mesma, mas também não se pode ser muito exigente, pois estamos em democracia. E, principalmente, conquistou o direito a ter um "Dia Internacional". O que coloca a mulher a milhas de distância do homem que, desgraçadamente, nem direito tem a um miserável "Dia Regional".
Por isso, e como acima disse, eu festejo sempre estes "dias". sejam eles internacionais ou nacionais: dia do idoso, da criança, do deficiente, do avô, da avó, do pai, da mãe, do tio, da tia, e por aí fora. Sempre dá para lavar a consciência. E as mulheres nem se podem queixar: podem apanhar porrada, ser maltratadas, tratar do marido e dos filhos, estourar os miolos na gestão da contabilidade doméstica. Mas têm um "Dia Internacional".
Por isso, hoje levei a minha mulher a jantar fora. Para comemorar.
Mas foi ela que pagou a despesa. E eu não lhe quis negar esse prazer...

Nenhum comentário: