2008-11-24

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS

Já tive ocasião de referir que frequento um portal - "Yahoo! Respostas" - com preferência para o sector 'Religião e Espiritualidade'. Apesar de ser ateu, gosto de saber aliás: tento saber, até agora sem resultados, o que leva as pessoas a acreditar em algo que nunca viram, o que não é grave, mas em algo cuja existência nunca foi provada. E, aqui, o caso merece estudo. É o chamado "study case", que eu também sei umas coisas de inglês. Essa pesquisa leva-me, não só a ler a Bíblia dita sagrada, mas também a fazer perguntas aos crentes.
Pois bem. Uma das bandeiras empunhadas pelos religiosos é que "a Bíblia é a palavra de Deus". Até aí, tudo bem. Mas, para mim não chega. Daí que eu tenha perguntado, muitas vezes: "Mas, onde é que diz que a Bíblia é a palavra de Deus?" E a resposta é, invariavelmente, "Está na Bíblia". Ou seja, estamos perante uma situação de "pescadinha-de-rabo-na-boca". Inconsequente, ainda para mais.
Porque quem ler o "D. Quixote de La Mancha", por exemplo, também acaba por encontrar citações onde se afirma que D. Quixote existiu . Repare-se o modo como o livro começa: "Num lugar da Mancha, de cujo nome não quero lembrar-me, vivia, não há muito tempo, um fidalgo, dos de lança em cabido, adarga antiga, rocim fraco e galgo corredor". E a minha pergunta é: Pela lógica dos crentes, temos de admitir que D. Quixote existiu mesmo, ou isso só vale para a Bíblia?
Por isso, e para tentar esclarecer-me, lancei, no referido portal, a pergunta: "Em que parte da Bíblia diz que a Bíblia é a palavra de Deus?" Isto porque, tendo procurado na dita Bíblia, nada encontrei a respeito. Mas pode ser distracção minha, quiçá alguma iliteracia.
Não vou fazer muitos comentários. Mas vou fazer "copy/paste" das respostas dadas pelos crentes, t.c.p. religiosos (nota: se alguém disser que os erros de ortografia são meus, eu nego!):

-Em toda ela, aproveite e leia, mas vá desarmado e vá para aprender e praticar
se vc ler vc vai descobri - leia a biblia e vc vai ver os escritores semdo orientado pelo propio Deus e o espirito santo de Deus como
joao

paulo

lucas
mateus
daniel

isaias
zacarias
amos

jonas
jeremias
em fim todos os profetas e a postolos se vc le o livro de apocalips por exemplo vc vai ver deus falamdo com joao e dizendo escreve tudo que ver joao

entemdeu


- Leia a Bíblia é um ótimo livro Como se diz o manual do ser humano. para um bom entendedor um ponto é Francisco. - Leia a Bíblia toda. E preste atenção.

- Em nenhum lugar. Lá está a palavra de Deus também. Mas a palavra não está somente lá. Se ao orar, e a pessoa receber no coração uma resposta de Deus, isso é a Palavra de Deus também. Em uma pregação, conversas, leitura de livros cristãos, podemos receber também a palavra de Deus.
Acredito na bíblia, mas não de uma forma fundamentalista. O velho testamento, por exemplo, tem que ser lido com uma visão diferente. Se vc aplicá-lo na prática, começará a obedecer leis judáicas. O NT é muito importante, pois lá estão as palavras de Jesus. É o meio que temos para se chegar a Ele. Mas não devemos tentar encontrar solução para tudo que passamos na vida através da bíblia. Jesus disse que seríamos guiados pelo Espírito Santo. Querer achar tudo na bíblia é limitar o poder e abrangência de DEUS. Precisamos de muita oração e discernimento para caminhar. Precisamos ter Fé, crer e buscar a presença do Espírito Santo.

- 2 Timoteo 3:16, 17 "Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra." (Este foi o único. Mas esqueceu-se de explicar em que Timóteo se baseou para fazer tal afirmação. Terá sido o próprio Jeová que lhe disse? Ou quis imitar o Miguel de Cervantes?)

- O Verbo de Deus se fez carne, através de Jesus, para nos ensinar sobre toda a Palavra. Jesus é a Luz do Mundo. A Luz veio para os seus, mas eles preferiram as trevas. O Evangelho é a Luz de Deus para o mundo, através do Senhor Jesus. (Este, então, nem conseguiu compreender a pergunta. )


Elucidativo, não?

Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=i72HBqCiXyM