2008-09-29
AS LEGENDAS
Enquanto apresentadores e convidados vão dizendo de sua justiça (algumas vezes, autênticas barbaridades, mas isso não vem ao caso) vão passando, em rodapé, legendas correspondentes a mensagens SMS que alguns colegas do sector "espectadores de televisão" (na variante "utilizador de telemóvel" em vez de "utilizador informático" vão enviando. A SESSENTA CÊNTIMOS MAIS IVA, cada mensagem, é bom que se note. Para dizerem preciosidades do género "querida, hoje sonhei contigo" ou "a sopa estava salgada" ou "não te esqueças de que a tua sogra é minha mãe". Mensagens que as televisões repetem até à náusea, o que dá a entender que a) ou não há tantos espectadores como isso, b) ou ainda há muita gente que não tem telemóvel ou c) ainda há muita gente com juízo. Há mais hipóteses, mas estas chegam, para já.
Ora, isto pressupõe várias coisas: uma delas, é que, afinal, a crise não é assim tão grande. Pelo menos, para alguns dos meus colegas. O outro pressuposto é que o remetente da mensagem sabe que o destinatário passa a manhã a espreitar as legendas televisivas, à espera que chegue alguma para si, e perde, estupidamente, as úteis referências das "bibás", "lilis", "cinhas" e quejandos, que vão proliferando pelas pantalhas. O que é uma perda. Além disso, é indiciador de forte concorrência na área dos "espectadores de televisão", o que é mau para a profissão. Basta analisar a lei da oferta e da procura.
Porque, mandar uma mensagem para o éter sem ter a certeza de ela ser recebida por quem de direito... é sinal de que a pobreza não é só de dinheiro.
Confesso que, há tempos, ainda me senti tentado a mandar uma mensagem dessas para a minha namorada. Seria uma mensagem simples, mas que iria exprimir o meu eterno amor por ela. Como deixei de fumar, sempre tinha uma verba excedente que cobria a despesa inerente. Mas tive medo. Não de que ela não visse - que ela veria, de certeza - mas de que o marido estivesse em casa e também visse. E o gajo é cá um calmeirão...
2008-09-25
DAS ESTATÍSTICAS
TENTATIVAS E FRUSTRAÇÕES
2008-09-22
UMA NOVA RELIGIÃO?

Segundo o jornal electrónico "Tudo Rondonia" (www.tudorondonia.com), algumas mulheres ameaçam abandonar a Igreja Católica se esta não lhes reconhecer igualdade, relativamente aos homens.
Valha-me a pilinha do menino-Jesus, que é benta…
2008-09-21
OS COMBUSTÍVEIS
A nossa História (a verdadeira, e não aquela que nos é ensinada na escola) está recheada de episódios que mostram a ancestral e atávica apetência para enriquecer rapidamente, sem muito trabalho e, se possível, à custa dos outros.
Seja-me perdoada a redundância: enriquecer, só mesmo à custa dos outros. Só se pode ser rico se houver pobres. E quanto mais ricos forem uns, obviamente mais pobres serão - terão de ser - os outros. Acho que nem o senhor de La Palice era capaz de chegar a tão brilhante conclusão. Adiante.
Deixando para trás as conquistas e os consequentes saques, mais o ouro do Brasil, situemo-nos numa época mais recente: os milhões da então Comunidade Europeia que, tendo destinos bem definidos, acabaram nos bolsos de alguns. Prática que continua a ser seguida, felizmente.
Aquando do Euro-2004, e porque se previa uma grande, procura alguns estabelecimentos de café aumentaram escandalosamente os preços. A procura parece não ter correspondido às expectativas, mas nem por isso os preços baixaram. Aliás, não baixaram mesmo depois de ter acabado o Euro 2004.
Em Junho findo, uma "crise" desencadeada por um "lock-out" ilegal mas deixado impune, fez disparar os preços de alguns bens. Normalizada a situação, era de esperar, legitimamente, que os preços desses bens voltassem a baixar. Foi o que se viu.
Durante algum tempo, os preços do crude dispararam até valores que só existiam na imaginação (mas passaram a existir na realidade). Tudo quanto era movido a combustível quis ver - e viu! - aumentados os preços dos serviços e/ou produtos. Os táxis, por exemplo. Mas os combustíveis baixaram. Não tanto como o crude, mas baixaram. E os preços?
Ainda no mês de Junho, com os preços do crude em alta, uma garrafa de gás butano custava 21,25€; em Agosto, com os preços a baixar, custava 21,45€. Ou seja, mais vinte cêntimos. 40$00 em moeda portuguesa.
Não se pode, em consciência, exigir que a Galp proceda de maneira diferente.
Ela é portuguesa.
2008-09-12
CARTA DE UM CRIMINOSO

O PAPA VAI A FRANÇA

Mais concretamente, a Lourdes, a fim de, alí, rezar pela paz do mundo.
.jpg)
2008-09-11
A LÍNGUA PORTUGUESA...

.jpg)
2008-09-05
DÚVIDAS METAFÍSICAS
“Lembrei-me destas questões que gostaria de ver respondidas pela ASAE:
Se as hóstias forem feitas com trigo transgénico, o sacerdote não deveria informar os fiéis?
O vinho da eucaristia não deveria ser armazenado em garrafas rotuladas?
A lavagem que o sacerdote faz do cálice não deveria ser feita pelo menos com um detergente, ou com água a não sei quantos graus?
A patena onde se colocam as hóstias para consagração também não deveria ser limpa?
As hóstias não deviam ser entregues em embalagens individuais?
O sacerdote não deveria usar pinças ou luvas para entregar as hóstias?
Quando se comunga de duas espécies, também se serve vinho a quem aparente possuir anomalia psíquica ou esteja embriagado?
Os menores de 16 anos também podem comungar das duas espécies, e assim beber vinho?
No rito da adoração da cruz, o santo lenho não deveria ser esterilizado após cada ósculo?
No Domingo de Ramos, onde é que a malta vai buscar os ramos de palmeira ou de oliveira?
As peças do Presépio não deveriam ter a marca ‘CE’?
O incenso espalhado pelos turíbulos pode ser de ópio ou cannabis?
A água da pia ou fonte baptismal não deveria desinfectada com cloro, ou coisas assim?
Os bebés não deveriam estar de touca?
Como é que se controla a qualidade da água benta que é aspergida pelo híssope
E por fim: Os vasos dos santos óleos não deveriam ser embalado em embalagens munidas com sistema de abertura que perca a sua integridade após utilização e que não sejam passíveis de reutilização?"
Nota: Estas dúvidas que afligem os crentes foram-me enviadas por um amigo (MPM). Não sei responder-lhe. Pode ser que um padre nos esclareça.
Nota - 2: Devida e legalmente roubado ao "Diáriio Ateísta"
O LAICISMO DO SR. PRESIDENTE

O presidente Cavaco Silva, contrariando a própria Constituição que ele mesmo jurou defender e cumprir, persiste na atitude de praticar turismo religioso à custa do contribuinte. De visita a um dos países mais fanaticamente católicos



2008-09-04
SERÁ QUE CONCORDA?
2008-09-01
"GAYS" CATÓLICOS...?
O “Correio da Manhã”, na sua edição online, noticia que “para quebrar preconceitos” o líder da Juventude Socialista vai participar no I Encontro Ibérico de Gays Católicos.
Ora, como bom ateu que tento ser, entendo que toda a gente tem direito a ter uma religião - ou a não ter nenhuma. Mas não consigo entender como pode, uma pessoa (e, aqui, incluo as mulheres), professar uma religião que, manifestamente e sem o mínimo pudor, a despreza. Como pode um “gay” (eu ainda prefiro a palavra homossexual. Gay significa alegre, e eu duvido que haja alegria nessa situação. Mas já tenho ouvido e lido acerca de dramas…) como pode, pois, um homossexual professar umareligião (curiosamente, acho que qualquer religião) que o condena, aprioristicamente, às ditas “chamas do inferno” (algumas até os/as condenam à morte, liminarmente. No Irão, por exemplo, “não há homossexua
is”. Pois não…)?
Com a ironia que o caso merece, acho que está na hora de os homossexuais criarem a sua própria religião. Parece que não custa muito, a julgar pela parafernália existente…
Ou então, tornem-se ateus. Pelo menos, terão solidariedade, tolerância e compreensão.