2007-11-10

"SABE MAIS QUE UM MIÚDO DE DEZ ANOS?"

Carta enviada ao Provedor da RTP, acerca deste interessante concurso.

Sr. Provedor:

Vejo, invariavelmente, o concurso "Sabe mais que um miúdo de dez anos?" Acho-o utilíssimo, no seu aspecto didáctico, e transporta-me aos meus tempos de infância e juventude - para além de me permitir aprender bastante (eu também não sei mais que um miúdo de dez anos). Entendo, até, que o programa devia ser "puxado" para logo a seguir ao Telejornal, para permitir que um número mais alargado de jovens o visse. E ele deve ser visto!

Mas...

Precisamente pelo seu aspecto didáctico, e porque parece que há muitos jovens em idade escolar que o vêem, há que ter cuidado nas respostas a certas perguntas. Vamos a isso.

Dia 9 de Novembro, sexta-feira. A pergunta relacionava-se com símbolos que identificam marcas, produtos, entidades, etc. A resposta seria - deveria ser - LOGÓTIPO, de acordo com os dicionários que consultei (incluindo o "Ciberdúvidas"); no entanto, o concorrente não sabia, o aluno escreveu "logotipo", o Jorge Gabriel leu - por várias vezes - "logotípo" (o acento é meu) e o concorrente aproveitou a ajuda. Mal. LOGÓTIPO é uma palavra proparoxítona (esdrúxula) e não paroxítona (grave).

Mesmo programa: a pergunta era: "de 1 a 20, quantos números são compostos pelo algarismo 1?" O concorrente fez rapidamente as contas: 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19. Contando pelos dedos, lestamente concluiu que eram 10. Errado. O jovem aluno "rectificou" 11, porque o 1 também conta. É um algarismo, e um número, simultaneamente. Resposta aceite pelo apresentador. ERRADO, acrescento eu. Porque o número 11 é composto por DOIS algarismos 1. Logo, a resposta seria 12, e não 11.

Cuidado, Sr. Provedor, é o que lhe peço para recomendar à produção do programa. Porque os jovens apreendem rápida e facilmente, principalmente se a fonte tiver o impacto que a televisão tem.

LOGÓTIPO, e não "logotipo".

De 1 a 20 há 12 números compostos pelo algarismo 1, e não 11.

Atentamente,

José Moreira

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr. João Moreira, considero fundamental fazer comentários para que assim se melhore e rectifique erros, quando os há. No entanto, o senhor comentou, criticou uma questão que considera errada "quantos números de 1 a 20 são constituídos pelo algarismo 1". O senhor respondeu que seriam 12. Na minha opinião, tal como na opinião do apresentador são 11. Pois, o senhor diz que o número 11 tem dois "uns". Mas a questão é, "quantos números de 1 a 20 são constituídos pelo algarismo 1?" o 11 é só um número,apesar de ser constituído pelo algarismo 1 duas vezes, logo só conta como um número e não como dois números, tal como o senhor fez.