2011-12-23

Para os mais pequeninos (II)

Recebi muitas mensagens de meninos a dizer que não tinham percebido lá muito bem aquela coisa da Teleologia, e que, por isso, não tinham feito o exercício de casa. Eu sei que é difícil, mas vou tentar explicar mais uma vez.
Imaginem os meninos um país qualquer - desde que não seja Portugal, claro. Um país onde haja muitos velhos. Ora, como os meninos sabem, os velhos são uns chatos, por várias razões. Primeiro, porque andam sempre a dizer "No meu tempo..." o que é uma chatice de todo o tamanho; depois, não trabalham, o que até nem é muito grave, mas ganham pensões de reforma, e aí sim, é que a coisa começa a ter alguma gravidade. Quem é que eles se julgam para ganhar sem trabalhar? Deputados? Gestores públicos? 
Bom, adiante. Como se não bastasse, os velhos, ainda por cima, fartam-se de tomar medicamentos que lhes permitem não só ter saúde como também, e isto já é preocupante, durarem cada vez mais anos. Reparem que já há idosos que morrem de velhos. Ora, num qualquer país civilizado esta situação seria insustentável. Porque se grande parte dos impostos vai para os medicamentos dos velhos, é certo e sabido que não sobra nada para comprar carros de alta cilindrada para os gestores públicos, pagar as falências fraudulentas de alguns bancos, pagar bons ordenados a "boys" inúteis e incompetentes, etc. Então, o que fazer? A solução é simples, e só peço a Deus Nosso Senhor para que nenhum governante leia este blogue: a solução passa por matar os velhos. 
Aquele menino ali ao fundo está a dizer-me que não se deve matar ninguém, que só Deus é que pode matar. Pois, mas há muitas maneiras de matar, não é preciso pegar numa metralhadora e começar a dizimar a velharia.    Se um iluminado se lembrasse de cortar nos subsídios à velhada, aumentar os preços dos medicamentos, reduzir as comparticipações, aumentar as taxas moderadoras e tomar outras medidas que Nicolau Maquiavel aconselharia, os velhos acabariam por morrer antes de chegarem a velhos. As despesas diminuiriam substancialmente, os gestores e outros "boys" passariam a viver melhor. E aí temos mais um exemplo do que é a Teleologia: provocar aumentos para a velhada deixar de meter nojo e ir andando, e a parasitagem continuar a viver à tripa-forra.
Deus queira que ninguém se lembre de aplicar isto em Portugal.

Nenhum comentário: