2011-08-10

ACORDO FONÉTICO?

Tal como já referi AQUI, a comunicação social vai-se travestindo, com as modas que ela própria inventa. Com a vantagem de uma moda ser ainda mais irritante que a outra.
Ainda não passou a moda de respirar ruidosamente, principalmente no decurso de reportagens no exterior (e isso parece que já se pegou à simpática professora universitária que costuma comentar na RTP aos fins-de-semana), e já outra se perfila.
Os locutores - alguns locutores, registe-se - decidiram que era mais "bonito" dar a impressão de que estão a falar de improviso. Assim, durante a leitura do teletexto vão intercalando uns "aaaaa..." como se estivessem à procura da palavra ou expressão mais apropriada. Por exemplo: "Assim, aaaaa, logo que seja possível retomaremos a emissão", ou "o capitão da equipa aaaaa. dirigiu-se ao árbitro...". Nada contra, se calhar. Dá mais vivacidade, e evita-se o tom monocórdico da leitura.
Mas - há sempre um "mas"... se se limitassem a meter o "aaaaa" pelo meio, ainda vá que não vá. Mas alguns iluminados vão mais longe.
Eu explico: por norma, ou por tradição, ou por outra razão qualquer, quando uma palavra termina em "S" e a seguinte começa com uma vogal, o "S" transforma-se em "Z". Assim, costumamos dizer, por exemplo, "azactas da reunião", quando escrevemos "as actas da reunião"; ou "ozolhos da jovem", quando escrevemos "os olhos da jovem". Mas os nossos competentes e "originais" locutores, acham que isso é passadismo. E afinfam-lhe com pérolas deste tipo: "ajactajaaaaa da reunião" ou "ojolhojaaaa da jovem". Nunca deram fé? É giro, pá!
Como se não bastasse o Acordo Ortográfico, estou a ver que alguém anda a engendrar um... Acordo Fonético.

3 comentários:

Miguel Henriques disse...

Nunca reparei, mas vou (es)tar a tento. Abraço

Anônimo disse...

Já tinha reparado que essa apresentadora arfa demais. Coitada, não sabe controlar a respiração. Talvez seja nervosismo.
Um dia até chamei a minha mulher para ver como ela inspirava no meio das frases.
Faça um reparo sobre a fontética do brasileirismo actual na TV e na Rádio. Como abrem os E's - géração - e outras coisas q tais.
Olhe, já agora ataque também esses locutores lisboetas que pronunciam mal os nomes de muitas terras do norte. Andam a f.... a nossa língua.

Estou gostando do blogue

Abraço
Abraão Loureiro

José Gonçalves Cravinho disse...

Pois eu também já tinha dado por tais pausas na dicção e penso que isso é copiado dos ingleses ou dos americanos que fazem essa pausas.
Aqui na Holanda também há êsse hábito e penso que é uma imitação dos ingleses e isto nota-se até nas pessoas com curso académico e o Povo imita.