2011-08-10

RECEITAS ELECTRÓNICAS

A comunicação social, ao que tudo indica, também sofre a influência das modas. Porventura com o intuito de ser "original", inventa as próprias modas que, depois, segue religiosamente. Ou seja: um órgão de comunicação social inventa, e os outros vão atrás.
Ultimamente, tem-se debatido a "receita electrónica". E a comunicação social farta-se de berrar que há médicos que não cumprem, que há médicos que nem sabem mexer num computador, aqui d'el-rei que as "receitas electrónicas" nunca mais avançam. E assim se vai espalhando a confusão e... a ignorância.
Afinal, o que é uma "receita electrónica"? Não existe! Pelo menos, para já. A comunicação social vai chamando "receita electrónica" à receita que... é passada por computador - como se de uma sofisticada máquina de escrever se tratasse. Alguém "decidiu" chamar a isso "receita electrónica" e os outros foram atrás, alegremente. Ora, a meu ver, isso não é uma receita electrónica.
Tanto quanto julgo saber, o conceito de "documento electrónico", seja receita, seja recibo, seja dinheiro, implica a ausência de suporte físico. Uma declaração de IRS feita em computador e enviada, via Internet, para as Finanças, é, sim senhores, um documento electrónico. As finanças analisam o documento, electronicamente, certamente que cruzarão dados e, se for o caso, devolvem dinheiro ao contribuinte. Electronicamente, já que a importância é creditada na conta bancária. Provavelmente, nem haverá dinheiro físico pelo meio.
Uma receita passada com a ajuda de um computador, é tão "electrónica" como o talão que nos dão no supermercado. Ele também é passado por computador...
Parece que houve uma experiência-piloto, com a passagem de receitas electrónicas (sem aspas, naturalmente): o médico redigia a receita no computador, o documento ficava num servidor e, depois, ao farmacêutico bastaria inserir o número de beneficiário; a receita aparecia, o farmacêutico aviava, e o documento ficaria arquivado no dito servidor - ou noutro qualquer. Isso, sim, seria uma receita electrónica.
As outras, não são.

Um comentário:

Miguel Henriques disse...

Concordo perfeitamente. São as alcunhadas "receitas electónicas". Parabéns pelo artigo. Abraço.