2011-06-24

"ELES NÃO SABEM, NEM SONHAM..."

Hoje, logo pela manhã, a RTP noticiava, relativamente às festas de S. João, qualquer coisa como (e cito de memória): "O fogo de artifício, encerrou a noite de S. João, na cidade do Porto". Pode não ter sido exactamente assim, mas a ideia é essa.
E agora começamos a perceber algumas coisas. Por exemplo, por que razão os lisboetas não querem a regionalização. É que quando ocorrer a divisão do país em regiões, o S. João deixa de ser um mero feriado municipal, e corre o risco de se tornar um feriado nacional, talvez europeu - como sou modesto, não me atrevo a afirmar que pode tornar-se um feriado mundial. Por isso, vão dizendo que o fogo de artifício "fechou", ou "encerrou", a  noite de S. João.
Não, caros lampiões: a extraordinária sessão de fogo de artifício DEU INÍCIO, ABRIU, FOI O PONTO DE PARTIDA para a mais democrática, mais longa, mais bela noite de Portugal: a noite de S. João ou, para quem não alinha muito em religiosidades, a noite em que se festeja o solstício de Verão.
Aprendam, por favor: a noite de S. João só finda quando for dia; e de dia, o fogo de artifício não vale nada. Nem dá para ver...

Um comentário:

José Gonçalves Cravinho disse...

A propósito do S.João,lembro aqui uma quadra do poeta popular Aleixo

Vejam bem,reparem nisto,
nas águas do Rio Jordão,
ao baptizar Jesus Cristo,
fez de Jesus Cristo,cristão.

Uma nota pessoal.A Igreja católica
criou Santos e Santas para substituir os Deuses e Deusas o Paganismo,mas não deixou de ser uma Religião pagã e materialista, adoradora de estátuas de ídolos.