2009-09-23

ESTÃO MAIS PRUDENTES?

Uma das coisas de que posso gabar é a de querer saber coisas. Isto é, estar actualizado. Up-to-date, não sei se estão a perceber... Por isso, há dias coloquei, na minha página do Facebook, a seguinte pergunta:
Alguém me diga: houve alguma alteração ao Código da Estrada? É que só encontro automobilistas com os médios ligados, em pleno dia e com o sol a brilhar... Será que é nova lei e eu ando em transgressão, ou será nova moda? Como podem verificar, preocupo-me com as actualizações do Código da Estrada.
Recebi duas respostas: uma delas, dizia:
SER VISTO VALE MAIS DO QUE VER... em auto/estrada ou estradas com sombras, uso sempre os médios... não pago mais por isso e vou mais segura. A outra, opinava: candeia que vai à frente... Dei comigo a pensar que, afinal, os condutores portugueses, tidos como autênticos barbeiros da condução - sem desprimor para os barbeiros, principalmente o meu, que costuma ter a navalha bem afiada - tornaram-se prudentes. E foi de repente, porque esta coisa de andar com os faróis acesos durante o dia e com o sol a brilhar é coisa recente. Aliás, ainda há dias rolava alegremente à minha frente, um automóvel com luz traseira de nevoeiro acesa. E o sol brilhava intensamente.E a luz de nevoeiro brilhava intensamente. Era a candeia que vai atrás, se calhar... Não há nada como a prudência, e isso é bom. Porque os portugas continuam a conduzir com o telemóvel colado à orelha, mas acendem os faróis de dia; levam as crianças soltas no banco traseiro (às vezes no dianteiro) mas conduzem com os "médios" ligados; passam pela frente de quem vai tranquilo na sua direita, para saírem no acesso logo a seguir; passeiam-se tranquilamente pela faixa esquerda da faixa de rodagem, provavelmente com os faróis ligados, que a prudência é uma coisa muito linda.
Ná! Para mim, é mais uma moda. Aliás, a condução também cede aos caprichos da moda. Por exemplo, há anos era moda arrancar com os pneus a chiar. Para gáudio dos vendedores de pneus, naturalmente. Mais tarde, num passado ainda recente, era moda accionar o travão de mão à mais pequena paragem - nem que fosse para deixar uma velhinha atravessar a rua. E era uma alegria ouvir, nos engarrafamentos, a suave melodia dos "crrrac"a cada paragem dos carros. Infelizmente, acabaram com isso. Mas temos, para nossa alegria, a cidade mais iluminada.

Nenhum comentário: