2009-09-13

A BANDEIRA NACIONAL


Enquanto vou navegando pela "net", vou lançando um olho à transmissão da corrida de aviões. Neste momento, dois helicópteros da força aérea evolucionam por sobre as águas do Douro, na cidade do Porto. Não há que duvidar e, para confirmar, lá estão, na fuselagem, as cores da Bandeira Nacional: verde, vermelho e... amarelo.
Dei por mim a sentir uma nostalgia imensa e intensa; quando eu era criança, na escola, ensinaram-me que a Bandeira Nacional tinha duas cores: verde, e vermelha. Mas o tempos mudam e, com a evolução, aparecem os bimbos. Os bimbos que pintam a bandeira nacional com três cores devem ser os mesmos bimbos que andam com os faróis das viaturas acesos, em pleno dia e com sol brilhante, ou que apertam as calças não na cinta, mas a meio do cu. Ainda hoje, com o sol a, mais uma vez, fazer fintas ao Instituto de Meteorologia, que prometia céu muito nublado, eis que, à minha frente, circulava um alegre bimbo com... as luzes de nevoeiro acesas. Incluindo a traseira.
Deve pertencer ao grupo que coloca a cor amarela na bandeira.
Nunca consegui compreender por que raio colocam o amarelo na bandeira. Mas devia haver alguém que dissesse, de uma vez por todas, quantas cores tem a Bandeira Nacional. Porque não é de excluir a hipótese de eu estar enganado. Eu e a Wikipédia. E, nesse caso, o bimbo sou eu...

EM TEMPO: Aquilo que se vê onde se juntam as cores verde e vermelha, não é côr da bandeira; é a esfera armilar. Que, por acaso, é amarela. Mas os escudetes são azuis, e ainda ninguém se lembrou de acrescentar o azul às cores da Bandeira. Vá lá, nada de discriminações; ou põem as cores todas, ou pôem só as cores oficiais: verde e vermelha. O amarelo não é cor da bandeira.

Nenhum comentário: