2011-10-23

ESTÁ NA LEI...

Ultimamente, a sociedade tem vindo a ser sacudida com o conhecimento de escandalosas prebendas auferidas por alguns governantes e/ou figuras cimeiras de cargos públicos. Ainda não se tinham apagado os ecos das auto-promoções e consequentes aumentos salariais de altos responsáveis da PSP, e eis que nos chega a notícia de que alguns governantes, entre eles o ministro da Administração Interna, recebem subsídio de renda de casa - não obstante o possuírem casa própria na Capital. No primeiro caso, até houve tentativa de camuflar o acontecimento, mas sem sucesso.
Pois bem, quando questionados, o que dizem estes responsáveis(?)? Que "está na Lei". Aliás, ainda hoje o MAI dizia, na televisão, que iria renunciar ao subsídio "que a lei" lhe concedia. 
Ó senhor ministro: que está na lei, toda a gente sabe! Já chega de tratar os portugueses como atrasados mentais. Mas não seria conveniente dizer, aos portugueses, que foram vocês que fizeram essa lei? Tal como fizeram outras para vosso benefício?
Já agora: sabia que os subsídios de Natal e de férias que vão ser roubados aos funcionários públicos no activo e na aposentação também "estão na lei"? E que os vencimentos e as pensões que vão ser cortados também "estão na lei"? Não sabia, certamente. O que se compreende, o senhor está há pouco tempo no governo, não é obrigado a conhecer as leis todas. Basta que conheça as que o beneficiam.
Um bocadinho de sentido ético, e não viria mal ao mundo.

Nenhum comentário: