2011-09-02

O FUTEBOL E O PAÍS

A revista "Sábado" noticia que Paulo Bento afirmou ter, Ricardo Carvalho, traído o País. Não sei de quem é a responsabilidade do termo "trair o país"; se da Sábado, se de Paulo Bento. De qualquer das formas, e sem pretender fazer juízos de valor relativamente à atitude de Ricardo Carvalho (estou-me borrifando para o futebol) há que pôr os pontos nos respectivos ii.
Em primeiro lugar, e embora não pareça, Portugal é bem maior que um mero campo de futebol. O país não se resume ao pontapé na bola - embora tudo indicie o contrário, e certos governantes cultivem esta confusão. Depois, não reconheço à selecção portuguesa de futebol qualquer representatividade do país. O país tem um representante, eleito pela maioria dos votantes (não confundir com a maioria dos portugueses). Não me recordo de ter, de algum modo, contribuído para a eleição dos "ricardos carvalhos" "cristianos ronaldos" etc. nem, sequer, fui chamado a pronunciar-me quanto à escolha do seleccionador. Eu, cidadão português e contribuinte (e de que maneira!) não fui tido nem achado quando puseram Paulo Bento a orientar a selecção de futebol. Nem quero ser! A selecção, no meu entender, não representa Portugal; representará, quando muito, a Federação Portuguesa de Futebol. Por isso, se Ricardo Carvalho traiu alguém, não foi o país: foram os interesses futebolísticos e/ou federativos.

3 comentários:

JM disse...

Concordo plenamente!
Como dizia o " alfredo perneta": vão enganar o car...

Abraão disse...

Também concordo.
Para lá de encher os bolsos aos trafulhas futeboleiros e aos artistas dos relvados, o futebol serve para quê mais?
Bem... também serve para insultar as mães e as esposas.
Perguntem ao Carlos Cruz pelos resultados positivos que ele tanto apregoou para convencer a malta a construir estádios.

José Gonçalves Cravinho disse...

De facto,o Futebol é um alienante
talvez o maior alienante do Povo.
O Futebol Profissional não é deporto.É uma Emprêsa de Diversão e espectáculo que empolga as massa populares alienadas e fanatizadas de tal modo que se batem em lutas campais por um ou outro Clube para gôzo dos Poderosos que tiram partido da desunião do Povo que não enxerga que é êle que enche os Estádios e com seu dinheiro alimenta uma Emprêsa que compra e
vende Jogadores por milhões como se fôssem cavalos de raça e que nêste negócio também há trapaça.
Já os romanos sabiam que o Povo se contenta com Pão e Circo.