2010-05-10

SENTIDO DE OPORTUNIDADE

Faço um desafio ao leitor: ouça as notícias na sua televisão, em qualquer dos quatro canais: RTP, RTP2, SIC e/ou TVI. O que vai encontrar? Uma de duas coisas: ou o Benfica, ou o Papa, qualquer uma destas entidades nas suas diversas vertentes, a saber: peregrinos, recepção na Câmara, javardice na estátua do Marquês de Pombal, Ratzinger "muito feliz" por visitar Portugal, entrevistas aos jogadores, imagens do Vaticano, imagens dos golos, bordados portugueses para o Papa, etc, a ordem dos factores é completamente arbitrária. Nos intervalos, sai a "selecção nacional", que é para a gente não enjoar. O Zé Povo, embevecido, não tira os olhos da pantalha sorvendo, sofregamente, as quantidades industriais das drogas que lhe são ministradas: Fátima e Futebol. Falta o Fado, mas ainda não é tarde... Ou talvez não seja necessário, que o Benfica e o Papa são droga suficiente.
Entretanto, em baixo, na linha de rodapé, assim de um modo tímido, para que ninguém seja perturbado, vai passando a mensagem "o Governo prepara-se para aumentar os impostos, e cortar nos salários". Acredite, não é boato. Você é que não viu, nem a ninguém interessava que visse. Mas passou, que eu já estou farto de papas e bolos, que é assim que se enganam os tolos, e olhei para baixo.
Pois é. Enquanto o Zé Portuga se distrai e se embebeda com "benficas" e "fátimas" o Governo vai mexendo nos bolsos da gente. Ou, mais exactamente, da anestesiada gente. Anestesiada e boa gente.

Nenhum comentário: