2008-11-13

A OVAÇÃO

Ovação (s.f.):
  • acto ou efeito de lançar ovos.
Ovacionar (v.t.):
  • lançar ovos a.
Ovacionado:
  • aquele ou aquela que é alvo de ovação.
(in "Dicionário do José Moreira, à espera de publicação há mais de 40 anos. Injustiças...)

Segundo leio, ouço e vejo, a ministra da educação e o secretário de estado da dita (educação, que não da ministra) foram ovacionados. Recentemente, mas em dias e locais diferentes, que os ovos estão pela hora da morte.
Segundo se sabe, a ovação foi espontânea ou orquestrada, dependendo dos
pontos de vista. Cá para mim, e tendo em conta a facilidade com que os alunos vão passando de ano, a ovação foi espontânea. Porque, como se sabe, os alunos adquirem conhecimentos suficientes para decidirem pelas próprias e respectivas cabeças. São responsáveis. Espontâneamente trouxeram os ovos de casa, com a mesma espontaneidade com que os arremessaram aos governantes. E com a mesma espontaneidade com que trocam os livros pelas "play-station".
Vou dizer sinceramente que me estou borrifando para a espontaneidade ou manipulação dos alunos; mas estou seriamente preocupado com os ovos. Porque anda uma desgraçada duma galinha a alargar a cloaca para aquilo!!! Mas não só: é natural que, aproximando-se as eleições, os ministros e companhia andem por aí a visitar tudo quanto é coisa. Se a moda pega, deixa de haver ovos, porque a produção não cobre o consumo. Resultado: aumentos de preços.
E vem aí o Natal... Não seria melhor o governo decretar horas extras para as galinhas? Talvez uma requisição civil...

Nenhum comentário: