2008-10-15

CRÓNICA DE UM TURISTA APARVALHADO

Este ano decidi passar uns dias em Lisboa. Já lá tinha estado por diversas vezes, mas há muitos anos que lá não ia em visita turística.
Chegado à estação do Oriente, foi uma maravilha!!! Como a minha (pesada) mala dispõe de dois rodísios nada me custou transportá-la até à estação do Metro: elevador, escada rolante... Ah! Lisboa sempre é a capital, e está tudo dito.
Foi um tirinho até à estação da Alameda, e as facilidades continuaram. Seguido de perto pelo rrrrrrrrrrr que as rodas da mala faziam no chão, foi só mudar de comboio que me iria levar até à estação de Roma. Foi aqui que comecei a ficar aparvalhado... Como é que vai ser para levar a mala lá para cima? Nem elevadores nem escadas rolantes, mas uma conclusão científica: as rodas da mala não ajudam nada para subir escadas. Carreguei com ela escada acima, o que equivaleu a DUAS semanas de exercício físico. Pelas minhas convenientes contas, claro. O ginásio vai ter de esperar.
Pensei melhor: nem tudo é negativo. Isto só pode significar que não há inválidos em cadeiras de rodas, e que as mamãs, por qualquer razão que desconheço (só estive três dias na terra dos lampiões, não deu para ver tudo), não necessitam de andar com carrinhos de bebé. Olha, afinal enganei-me... ali vai uma, com um carrinho de bebé, a descer as escadas. Eu bem gostaria de ajudá-la, mas... e a minha mala? Se a largo, ela vai-me pela escada abaixo até ao cais. Ali perto, bem perto, um entroncado "segurança" assobiava para o lado o "Lisboa antiga".
Dia seguinte. Decidimos dar um passeio até Sintra. Estação do Rossio, bilheteira: «Dois bilhetes para Sintra, ida-e-volta, por favor. Um é sénior». O simpático funcionário (ou seria funcionária? Ai esta minha memória...) elucidou-me: «Não vendemos bilhetes sénior de ida-e-volta». «Mas isto não é da CP?» «É». «Mas olha que eu comprei um bilhete sénior de ida-e-volta para o Intercidades». «Pois, não digo que não, mas para Sintra não». «Essa agora! Mas porquê?» (Abro parêntesis para um comentário: há velhotes que são chatos pra burro! Querem saber tudo). «Sinceramente, não sei. Mas é assim...».
Como queria, mesmo ir a Sintra, lá comprei o bilhete só de ida, esperançado em que alguém me deixaria regressar, nem que tivesse de comprar outro bilhete para a volta.
Último dia. Decidimos tomar uma refeição ligeira. Escolhemos a "Companhia das Sandes", na Rua dos Correeiros. Enquanto eu passava os olhos pelas várias opções, minha mulher foi à casa-de-banho. Quando regressou, trazia tristes notícias: «Vi duas enormes baratas; uma no corredor, outra no quarto-de-banho». Não me disse mais nada, que eu não deixei, preocupado que estava em dar corda aos sapatos. Baratas enormes, é sinónimo de baratas bem alimentadas. Provavelmente, alimentadas com o pão que eu iria meter à boca.
A refeição ligeira ficou-se, afinal, por um mero cozido à portuguesa, para mim, e um arroz de pato para ela.
Não fomos à casa-de-banho. Pelo sim pelo não...

Nenhum comentário: