2011-01-03

VILLA JUANITA

O Grove é uma pequena vila piscatória beijada suavemente pelas mansas águas da Ria de Pontevedra. Do outro lado da artística ponte, encontramos a ilha dos cosméticos e das termas: La Toja a que os galegos teimam em chamar (e eu assino por baixo) A Toxa.
O Grove é uma vila calma. É a vila do Festival de Marisco (em Outubro, todos os anos). É a vila donde partem barcos com fundos transparentes, em belos passeios pela ria.
É a vila onde existem os "Hoteles Villa Juanita". Um de duas, outro de três estrelas.
Confesso que (ainda) não conheço o de três estrelas; conheço o de duas.
O "Villa Juanita" nasceu a partir da casa que se vê em baixo; primeiro, tipo tasca; depois, o comedor, e logo os quartos. Nos anos 80, tudo foi abaixo para dar lugar ao hotel.
Mas, o que tem de especial o Villa Juanita"? Nada. Comida de excelente qualidade, preços que são uma agradável surpresa mesmo em tempos de crise e... simpatia, simpatia a rodos. Ali, não nos sentimos num hotel, sentimos-nos
em casa de família. Ali não há o "Gerente do Hotel", há o José António. Que nos trata como se já nos conhecesse há anos. E a esposa, inexcedível em simpatia; e a irmã, que prepara uma "queimada galega" à maneira, acompanhando a preparação com o conjuro declinado a preceito e com convicção.
O serviço funciona! Sem ordens, sem
gestos, sem salamaleques. Funciona, ponto final. Fui lá na passagem do ano 2010/2011. Casa cheia. De vez em quando, prestando atenção, ouvia-se falar espanhol. Mas o idioma "oficial" era o português. Pessoas que se conheciam de outras idas ao "Villa Juanita". Eu confesso que já não ia há anos. A primeira vez, foi em 1996, também para passar o ano. Depois foi uma Páscoa, um "Festival do Marisco". Em todas as ocasiões, o serviço excelente, a simpatia, os preços modestos, mas onde o factor qualidade/preço atinge níveis inesperados. No bom sentido, naturalmente.
Como nós costumamos dizer, "eles estragam-nos, com mimos".
Tenho de lá voltar.
Brevemente. Muito brevemente.






Um comentário:

dor@ disse...

Com certeza, em minha próxima estadia por ai, vou querer conhecer.
Afinal, se existe alguem com credibilidade, este alguem chama-se Jose Moreira.
E se dizes que é bom, É BOM!!