2009-09-05

DO AUTOR E DA OBRA

Pois é. Quem não comprou o meu mais recente livro "Não Há Crimes Perfeitos?", não sabe a oportunidade que perdeu. É que depois de ter estado no chamado "Top Ten", o livro pura e simplesmente desapareceu das bancas. A ingenuidade que me caracteriza leva-me a pensar que a edição esgotou, ou seja, todos os livros foram vendidos, o que significa que, em breve, a revista "Forbes" me vai colocar na lista dos Dez Milhões Mais Ricos de Portugal, o que é bom e eu acho que mereço, passe a imodéstia. Mas a verdade é que o meu cinismo congénito me leva a suspeitar que a obra foi, pura e simplesmente, retirada das prateleiras, graças a um diferendo, não pequeno, que me opõe à Editora. Facto que, é consabido e vem dos tempos em que a PIDE apreendia livros, faz com que a obra aumente de valor. O que me parece lógico, pelo funcionamento da lei da oferta e da procura. Quanto mais rara é uma obra, maior é o seu valor. Ou seja: quem adquiriu o livro arrisca-se a estar, neste momento, ainda mais rico do que eu. O que é difícil, mas nem por isso passa a ser menos verdadeiro. Ou seja, também há-de fazer parte da lista dos Dez Milhões Mais Ricos de Portugal, provavelmente num lugar ainda mais honroso que o meu, quando, e se, a "Forbes" publicar essa lista (garantem-me que está para breve).
Assim, e para que o livro não perca o já inestimável valor, vou deixar que aqueles que o compraram procedam aos respectivos negócios. Mas sejam rápidos. Vendam a obra, mesmo que não seja pela melhor oferta. Porque, por muito baixo que seja o preço acordado, sempre há-de ombrear com os mais raros quadros de Renoir ou, para ser mais modesto, com as primeiras edições de "Os Lusíadas".
Logo que todos os que compraram o livro procedam à sua venda, por favor avisem-me. Porque eu vou proceder a outra edição da obra e, nessa altura, e necessariamente, o valor dos exemplares até agora comprados baixará.
Entretanto, e para a próxima edição, já estou em contacto com uma editora decente. Claro.

EM TEMPO: se fizer duplo-clique sobre as figuras, verá o seu tamanho, o das figuras, naturalmente, aumentado.

Nenhum comentário: