2011-12-14

Como se insulta com diplomacia

O Governo descobriu uma maneira simpática de insultar os portugueses. Para além de lhes ir aos bolsos desalmadamente, sem qualquer tipo de vergonha, o Governo desatou a chamar idiotas aos esmifrados tugas. Só que o Governo insulta os portugueses com diplomacia.
Valha-nos isso, ao menos. Pode ser haja quem não perceba o insulto e, nesse caso, o insulto não funciona. Mas não é o caso da esmagadora maioria da população - embora alguns governantes continuem a achar que os portugueses permanecem imbecis como antes do "25 de Abril". Parece que quem é imbecil não é a chamada "sociedade civil", aliás.
Dito isto: O ministro da Saúde vem a terreiro garantir que as consultas não aumentam para 10€. E para basear a sua afirmação, conta-nos a sua versão, corrigida e aumentada da galinha da estatística: "«Vamos fazer uma conta simples, por cada português daria a mais por ano cerca de dez euros, mas não dá, porque há quase sete milhões de portugueses que total ou parcialmente estarão isentos, portanto há três milhões de portugueses que vão pagar este acréscimo, então estes 90 a 100 milhões de euros divididos por três milhões darão cerca de 30 euros por ano, quer dizer que em média cada português pagará mais 2,5 euros daqueles que não estão isentos».
Seria anedótico, se não fosse triste.

Um comentário:

J. R. disse...

É o mal deste pais, a classe politica ou dirigente, como lhes queiram chamar, levam portugal para a latrina, chafurdam e depois assobiam para o ar com afirmações deste tipo a querer fazer de parvos aqueles que vão pagar e que tem sempre pago a crise. Dou uma sugestão aos caçadores, em vez de darem tiros aos animais no campo, vão para a cidade e caçem politicos, pelo menos o chumbo é mais bem entregue......