2008-02-23

O ALDRABÃO

Confesso que ainda não li a Bíblia. Quero dizer: ainda não a li toda. Aliás, estou a hesitar, seriamente, em lê-la até ao fim. Pelo seguinte: ainda vou no princípio do “Génesis” (passe a redundância) e já encontro tanta aldrabice, tanta confusão, tanta contradição, tanto disparate, que temo legitimamente pela minha integridade mental caso teime em prosseguir na leitura.

O que é grave, é que há pessoas que acreditam naquilo…

Vamos aos factos. Parece ser admissível que um autor de plagie a si próprio. Problema dele, se cair em descrédito. Mas Jeová não se limitou a auto-plagiar-se; ele aldrabou, o que é mais grave.

Vejamos o Génesis:

1.11 - E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi.

1.12 - E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie e árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.

1.24 - E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi.

1.25 - E fez Deus as bestas-feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom
.

O gado, tanto quanto eu conheço, é constituído por mamíferos: gado caprino, ovino, vacum, suíno, asinino, e por aí fora. Todos mamíferos. Que a terra produziu. Aliás, produziu o gado, tal como produziu a “erva verde (…) árvore frutífera (…).” O que parece apontar para o facto de a terra ter produzido as plantas e o gado da mesma maneira – já que a Bíblia não aponta qualquer diferença para o tipo de produção. Produziu, ponto final. Ou seja: o gado e as plantas (pelo menos estes) não são fruto da acção directa de Deus, mas fruto da acção directa da terra, e indirecta de Deus, já que este mandou a terra produzir estas coisas.

Voltemos ao gado, isto é, aos mamíferos. De acordo com o que eu retenho das aulas de Ciências Naturais (era assim que se chamavam, na altura), os mamíferos dispõem de cabeça, tronco e membros. São portadores de estômago, rins, fígado, coração, intestinos, etc. Comem, bebem, cagam e mijam; reproduzem-se.

Pois bem: depois de a terra ter produzido estes mamíferos, eis que Deus borra as mãos com barro para fazer, ele também, mais um mamífero. Que, tal como os outros, dispõe de cabeça, tronco e membros, é portador de estômago, rins, fígado, coração, intestinos, etc, come, bebe, caga e mija, e reproduz-se – tudo tal como todos os outros mamíferos.

Copianço foleiro, falta de imaginação, ou vigarice congénita?

Nenhum comentário: