2010-09-27

OS ABUSADORES

Há dias, aguardava consulta num centro de saúde. A privacidade era garantida, de modo que consegui ouvir, do lado de dentro da porta do consultório, o médico que se exasperava com um doente:
- Oh homem! Mas eu ainda na semana passada lhe receitei uma embalagem de cem comprimidos, e você está a pedir-me mais uma receita??? Olhe que isto é para tomar UM por dia.
- O sr. Dr. compreende... - argumentava o paciente - como são de graça, a gente aproveita, não é verdade? A reforma não dá para comprar nada, e assim eu vou-me entretendo a tomar comprimidos. Antes isso do que andar na droga, não é verdade, senhor doutor?

Vim a ter conhecimento, depois, em conversa com o médico, que era verdade e recorrente. Velhotes com pensões de miséria, a quem o Estado - todos nós! - comparticipa na compra de medicamentos, abusavam. Abusavam descaradamente, consumindo medicamentos sem necessidade, e até aventou a hipótese de haver velhotes que vendiam esses medicamentos pela Internet, em unidose, numa descarada concorrência desleal às farmácias, esquecendo-se de que o país está em crise e que o dinheiro que vai para os medicamentos que eles tomam e/ou vendem abusivamente faz falta para TGV, fundações, pensões milionárias e carros topo de gama para altas figuras do Estado e de empresas públicas.
Felizmente que temos uma ministra da saúde que devia ser oftalmologista, a julgar pela visão que tem do país e do futuro. "Para acabar com os abusos", segundo disse, os velhotes vão passar a pagar 5% dos medicamentos. Ainda bem! Ainda bem que alguém tem coragem política de tomar uma medida impopular, certamente, mas altamente moralizadora.
"Para acabar com os abusos" disse ela. Plenamente convencida de que alguém acredita, certamente. Ou a julgar que somos estúpidos, o que já é grave.